História

No ano de 1930 num pequeno galpão e com o trabalho de apenas 02 funcionários, iniciam-se as atividades da Fábrica Nacional de Instrumentos Científicos - Nansen S/A Instrumentos de Precisão.

Sua produção era voltada para aparelhos cirúrgicos e laboratoriais, e no ano de 1937 enfrentou o seu primeiro grande desafio: a fabricação de hidrômetros.

A realização do hidrômetro brasileiro foi tarefa incrivelmente difícil. Nansen Araújo, o fundador da empresa, recebeu da Prefeitura de Belo Horizonte, a título de colaboração, 04 aparelhos de procedência européia. Patenteou o processo de regulagem do hidrômetro e durante 04 meses, aprofundou-se nos estudos das amostras recebidas.

De posse de um pedido de 10.000 aparelhos e todo o estímulo da Prefeitura de Belo Horizonte, conseguiu atender esta encomenda inicial e consolidar sua presença em todo o mercado brasileiro.

Em 1973, constrói uma nova fábrica no município de Contagem, em área de 45.000 m², época em que também inicia seus contatos com a Hydrometer, empresa alemã,  para a fabricação de hidrômetros unijatos.

Com a crescente demanda do mercado, o Grupo Nansen decidiu em 1985 construir a atual fábrica de hidrômetros domiciliares, industriais e especiais, a Nansen do Nordeste, em Montes Claros, Minas Gerais. Com área de 23.000 m², dotada de novas instalações e equipamentos, para atender a um mercado cada vez mais exigente com seus produtos de qualidade.

No início dos anos 90, o Grupo Nansen definiu e explicitou a sua missão, aplicável a todas as empresas do Grupo.

Em 1995 iniciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a Norma ISO 9002. Esse sistema recebeu o Certificado de conformidade com a referida norma em 03/04/1996 emitido pelo ABS Quality Evaluation.

Em 1998, a unidade de Montes Claros foi adquirida pelo Grupo ABB, passando a se chamar ABB Nansen Medidores de Água S/A e em 2.000, ABB Medição de Água S/A.

Em janeiro de 2000 foi certificado o Sistema de Gestão Ambiental, em conformidade com a Norma ISO 14001 pelo BVQI – Bureau Veritas Quality International – que também passou a ser o organismo certificador do Sistema de Gestão da Qualidade.

Em Novembro de 2002 todo segmento de medição da ABB foi vendido para o Grupo Ruhrgas – líder mundial em compra e venda de gás. A unidade de Montes Claros passa então a se chamar Elster Medição de Água S/A.

Em Setembro de 2005, o Grupo Ruhrgas, foi adquirido por outros investidores que renomearam o grupo como Elster Group. Atualmente o Elster Group é lider global em fabricação de medidores de água, gás e eletricidade. Com aproximadamente 7.500 funcionários, operação em 38 países e mais de 70 empresas subsidiárias, Elster Group tem sua sede em Luxemburgo. A empresa é líder mundial na fabricação e comercialização de acessórios e medidores de precisão para eletricidade, gás e água. Sua missão é manter sua liderança oferecendo produtos e soluções de grande qualidade.